Em uma casa inteligente existe uma configuração que permite que aparelhos e dispositivos domésticos sejam controlados remotamente. Que tal ter uma?

Casa inteligente: vantagens da automação para a sua vida

Quantas vezes na correria do dia a dia, a sua mente sonhou com uma casa inteligente que fizesse algumas tarefas que não precisam da sua presença para acontecer?

Em um mundo cada vez mais tecnológico, esse sonho já não é assunto do futuro e pode ser realidade já. Veja nesse post como ter uma casa inteligente.

O que são casas inteligentes?

Em uma casa inteligente existe uma configuração que permite o controle de aparelhos e dispositivos domésticos de forma remota e de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. Essa ação pode ser realizada por meio de smartphones ou qualquer dispositivo em rede.

Para fazer essa automação residencial, os dispositivos para casas inteligentes ficam conectados uns aos outros e podem ser acessados de um central controladora. 

Um sistema inteligente de casas pode ser acionado para tarefas como controle da temperatura, iluminação, home theater e até segurança de acesso à residência. 

Para entender bem a ideia, basta imaginar que a casa inteligente tem como principal objetivo tornar a vida do usuário mais simples

Estudos da tecnologia da casa inteligente

Os meios para criação de casas inteligentes já são aperfeiçoados há mais de 30 anos, especialmente porque a tecnologia é cada vez mais sofisticada e também para atender aos novos hábitos dos consumidores ao longo dos próximos anos, para os quais uma avançada digitalização já está prevista em todos os aspectos da vida.

Um fato que também inspirou cientistas tecnológicos a entender como criar uma casa inteligente, é o crescimento e o envelhecimento da população. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2050 seremos mais de 9 bilhões de habitantes e os idosos vão corresponder a  ⅕ da população mundial.

Criar sistemas inteligentes e que proporcionem uma melhor organização da vida nesse contingente populacional pode ajudar a utilizar os recursos do planeta de uma melhor forma.

Com isso, percebe-se que cresce também a consciência ambiental das pessoas que estão buscando novos meios que promovam um sistema de abastecimento de energia sustentável. Tudo isso isso pode ser obtido com uma casa inteligente.

Casas inteligentes: como funcionam?

Vamos pensar no exemplo de uma pessoa cheia de tarefas para cumprir em seu trabalho e que ainda necessite conciliar seus cuidados com a residência. Em uma casa inteligente, o usuário pode criar cronogramas para que as ações tenham efeito, como acionar comandos de alarme ou ligar as luzes para ajudá-la a acordar e abrir persianas para iluminar a casa antes de sair para trabalhar.

Enquanto se arruma para o trabalho, essa pessoa também pode programar que TV seja ligada em canais de notícias para conferir o trânsito no dia e buscar melhores trajetos.

Já na saída, um sensor de presença aciona a abertura dos portões para que ela não precise perder esse tempo. Quando estiver em seu caminho, ela lembra que deixou aparelhos domésticos ligados ou luzes acesas, mas, remotamente, poderá ligar ou desligar todos os aparelhos e dispositivos, de acordo com sua conveniência.

Além da comodidade para a sua vida ao usar um único dispositivo para controlar tudo, são várias as vantagens da automação residencial, como:

Mais eficiência energética

As casas inteligentes com controle de iluminação, persianas e de termostatos (ar-condicionado) permitem que os usuários utilizem seus aparelhos e dispositivos de maneira muito mais econômica.

O usuário pode aproveitar a luz natural de dia abrindo automaticamente as persianas, programando os horários para acender e apagar as luzes de acordo com sensores de presença e ainda controlar as temperaturas de forma eficiente.

Mas também pode acionar o desligamento de aparelhos eletrônicos que foram deixados ligados na sua ausência. 

Todas essas funcionalidades podem render uma excelente economia de eletricidade.

Mais consciência ambiental

Um projeto de casa inteligente também confere mais consciência ambiental, porque ao fazer o uso inteligente de seus aparelhos eletrônicos, é possível garantir mais eficiência energética, evitando os desperdícios do uso de eletricidade.

Há várias maneiras de conectar os dispositivos para ter uma casa inteligente ecológica, a começar pelos controles de iluminação.

Mais segurança

As casas inteligentes podem oferecer uma segurança adicional mesmo para usuários que já têm um sistema de alarmes. É possível trabalhar com câmeras, luzes e campainhas conectados para perceber quem está próximo de sua residência e acionar as medidas necessárias.

Além disso, também é possível investir em um sistema inteligente para as fechaduras da casa. Você pode trancar suas portas, mesmo à distância, pelo smartphone.

Mais entretenimento

A comodidade proporcionada pela casa inteligente também possibilita que o seu espaço de relaxar fique mais divertido para você ou para seus convidados.

É possível programar que sua TV seja ligada na hora do seu programa favorito, jogo de futebol ou de um show musical que pretende assistir com amigos.

Também é possível conectar sistemas de alto-falantes que coloquem a playlist que você quiser, de acordo com o seu momento.

Segundo publicação da Infopedia, o entretenimento por vídeos é um dos aspectos mais promissores da casa inteligente. Só nos EUA, cerca de 31% das casas já usam tecnologia de alto-falante inteligente. 

Como montar uma casa inteligente com a Houseasy?

Se agora você está pensando em quanto essa automação residencial pode facilitar a sua vida, a Houseasy tem um kit para casa inteligente que vai permitir a conexão de seus dispositivos de forma muito econômica, fácil e gratuita! Isso mesmo, sem custo algum para você. É um conjunto com 3 aparelhos: 

  • Central: é a central controladora que vai integrar todos os módulos ao seu smartphone;
  • InfraRed: para controle da TV, ar-condicionado e persianas elétricas;
  • Switch: controla a iluminação da sua casa de qualquer lugar onde estiver;

Com esses dispositivos é possível configurar o cômodo que quiser, sempre com o objetivo de tornar a sua vida muito mais simples, cômoda, leve e com ganho de tempo.

Cadastre-se para receber o seu Kit Boas-vindas gratuitamente.

infografico entenda como vai funcionar o seu kit houseasy

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia Também

Veja também

O que é automação residencial

O que é automação residencial?

A tecnologia está presente em quase todas as atividades que executamos no dia a dia, e a automação residencial é uma das facilidades que surgiram com ela.